A nossa rotina pode, muitas vezes, trazer hábitos e comportamentos que não são tão saudáveis para a nossa saúde mental. Infelizmente, com a pandemia do COVID-19, fomos forçados a mudar a rotina e o dia a dia de correria para ficarmos em casa. Com o isolamento social, tivemos que adaptar muitas coisas. E isso também vale para a forma como lidamos com nós mesmos. Por isso, no post de hoje, trouxemos algumas dicas para colocar o autocuidado em prática!

Capriche no café da manhã

Se você já ouviu dizerem que o desjejum é a refeição mais importante do dia, eles estavam certos. Pular o café da manhã ou banalizar esse momento pode prejudicar não só a nossa saúde física, mas também a nossa saúde mental. É muito importante ter uma alimentação equilibrada e nutritiva antes de começarmos os afazeres do dia. 

Dessa forma, aproveite o momento do café da manhã para ter um momento com você mesmo. Uma boa dica é aproveitar para fazer algo que você gosta enquanto come, como, por exemplo, ouvir um podcast ou aquela sua playlist favorita.

Alongue-se 

Sim, a segunda dica é sobre alongamento. Isso porque, quando acordamos, nosso corpo ainda não está totalmente disposto para enfrentar o dia. Por isso, uma maneira de fazer com que nosso corpo esteja preparado e desperto para começar o dia é fazer uma série de alongamentos que vão acordar os músculos e te deixar mais disposta para os seus afazeres. Além disso, quando nos alongamos, nos sentimos muito melhor, né? 

Tire um tempo da sua manhã para fazer alongamentos ou exercícios leves. Você pode até acompanhar um vídeo no Youtube com dicas para melhorar as tensões musculares. Yoga também é uma ótima pedida! 

Medite 

Outra dica bem importante para preservarmos a nossa saúde mental em tempos caóticos é fazer uma meditação. Existem vários aplicativos que te ajudam a meditar e relaxar – dessa forma, aprendemos a escutar nossos pensamentos e aprendemos um pouco mais sobre nós mesmas. A meditação por si só já é uma grande aliada do autoconhecimento e, com a prática, é possível aliviar o estresse e a ansiedade da vida corrida. Outra dica legal é somar isso à aromaterapia. Aproveite para acender um incenso ou uma vela aromática. Você também pode usar óleos essenciais e aromatizadores, o que preferir. 

Entre em contato com a natureza

Tire um tempo para apreciar a natureza à sua volta. Se puder, aproveite para dar uma escapada da cidade. Chame um amigo para ir à praia, a cachoeira, ou até mesmo um parque perto de você. A natureza acalma e traz ótimos benefícios para a nossa saúde física e mental. Se você não pode viajar, uma alternativa é sair para correr, nem que seja na sua rua – as endorfinas fazem milagres para o nosso corpo e mente. 

Organize-se 

Uma casa desorganizada implica em uma rotina desorganizada, certo? Por isso, separe um tempo para organizar a sua casa e as suas demandas do trabalho, faculdade ou outras tarefas que você precise colocar em dia. Coloque uma playlist animada para se sentir mais motivada e faça desse momento um momento seu. Tente aproveitar esse momento!

Escreva, leia ou comece uma série nova

Todo mundo precisa de um momento de descontração para esquecermos um pouco da rotina do trabalho, estudos e outras coisas que precisamos fazer durante a semana. Por isso, separe um momento para curtir você mesma. Você pode assistir ao seu filme favorito, começar uma série nova ou ler aquele livro que você comprou durante a quarentena e ficou encostado. 

Outra dica é escrever sobre o que está sentindo, sobre coisas da sua vida ou sobre seus relacionamentos, bem como um diário. Isso pode te ajudar nessa jornada do autoconhecimento e você pode descobrir coisas incríveis sobre você mesma! 

Aprenda a dizer não

Aprender quais são os seus limites e defini-los nem sempre é uma tarefa fácil. Várias situações do nosso cotidiano podem nos esgotar e sugar a nossa energia, por isso, aprenda a dizer não para aquilo que não te faz bem. Aprenda a dizer não para pessoas, situações e coisas que você precisa eliminar da sua vida para se sentir melhor consigo mesma. Depois que aprendemos isso, a vida fica mais leve.

E aí? O que achou dessas dicas? Você já coloca alguma delas em prática? Conte para a gente nos comentários! Aproveite para nos seguir no Instagram @popmeoficial e fique por dentro de todas as novidades.