No mês de conscientização do câncer de mama e a importância do autoexame para a sua prevenção não poderíamos falar sobre outra coisa, né?

Vamos conhecer mais sobre essa campanha!

Apesar de ter se originado inicialmente nos Estados Unidos, em 1997, o Outubro Rosa é um movimento conhecido em todo o mundo. O nome da campanha remete à cor do laço rosa que simboliza a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.

A história do Outubro Rosa começa lá na década de 90, quando o laço cor de rosa foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida Pela Cura, que aconteceu em Nova York. Desde então, essa corrida é promovida anualmente na cidade.

Em 1997, as entidades das cidades de Yuba e Lodi, nos Estados Unidos, começaram a fomentar ações voltadas à prevenção do câncer de mama. É aí que surge o Outubro Rosa que conhecemos até hoje. Todas as ações dessa campanha são direcionadas à conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce do câncer de mama. Os laços cor de rosa são usados para sensibilizar a população, bem como desfiles de moda, corridas, iluminações de monumentos e prédios públicos que vemos no mês de outubro.

O “Pink October” é uma ação que perdura até hoje para conscientizar as mulheres a fazerem o autoexame, tão importante para o diagnóstico precoce da doença. No Brasil, a iniciativa foi fomentada pelo Instituto Neo Mama de Prevenção e Combate ao Câncer de Mama, que promove, desde 2008, ações e mutirões de mamografia.

De acordo com dados divulgados pelo Ministério da Saúde, o sucesso da campanha Outubro Rosa é tão grande que aumentou em 37% o número de mamografias realizadas no Brasil. Além disso, há um maior compartilhamento de informações para a promoção da conscientização sobre a relevância do controle do câncer de mama.

Sinais do câncer de mama

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama afeta mais as mulheres com idade acima dos 35 anos. Ficando atrás apenas do câncer de pele do tipo não melanoma, o de mama costuma ser o segundo mais comum e responde por cerca de 28% dos novos casos a cada ano. Só em 2016, foram 57 mil pessoas diagnosticadas com a doença.

Os principais sintomas do câncer de mama costumam ser:

presença de caroço;

dor na mama;

alterações na pele da mama;

alterações no mamilo;

saída de secreção do mamilo;

alteração no formato da mama.

Importância do autoexame

A realização de exames preventivos é de extrema importância na luta contra o tumor. De acordo com um estudo realizado durante 14 anos pelo Hospital do Câncer de Barretos (SP), a taxa de mortalidade para mulheres diagnosticadas com a doença caiu 42,85%.

O resultado positivo se dá por conta do diagnóstico precoce. Sendo assim, realizar o autoexame e a mamografia é indispensável.

Abaixo, confira como fazer o autoexame para a prevenção do câncer de mama:

coloque-se em frente ao espelho, fique com os braços rentes ao corpo e observe os seios;

com a mão esquerda colocada sobre a cabeça, utilize o outro braço para apalpar a mama esquerda. Observe o tamanho, posição e forma do mamilo;

divida o seio em faixas e apalpe utilizando a polpa dos dedos. Faça movimentos circulares, de cima para baixo;

pressione levemente o mamilo e analise se há saída de alguma secreção;

repita os movimentos na outra mama;

agora, deite-se e faça movimentos circulares nos seios, com uma leve pressão;

apalpe a parte externa deles;

apalpe as axilas;

repita os movimentos na outra mama.

Lembre-se de realizar o autoexame uma vez por mês, após o período menstrual. O intuito é verificar se há ou não a presença de caroços (nódulos), alterações ou secreções.

Campanha Think Pink, Pense Rosa

Você sabia que a Pop Me tem uma parceria com a ONG “Amigos do HC”?

Criamos uma t-shirt especialmente para a campanha do Outubro Rosa e 20% das vendas realizadas no mês de outubro de 2020 nesta peça serão revertidos para a ONG e destinados ao Centro Integrado de Mama do Hospital de Clínicas de Curitiba.

Abrace essa causa!

Blusa T-shirt Think Pink Pop Me

R$49,90