Se vestir na moda é uma preocupação que muitas de nós temos, não é mesmo? Mas neste momento, em especial de pandemia, devemos estar atentas também a outras questões, como a higienização das nossas roupas e acessórios! Sabemos que o ideal mesmo seria ficar em casa com seu look comfy fazendo homeoffice ou algumas outras atividades para manter a saúde mental. Mas nem sempre isso é possível, muitas pessoas ainda estão na linha de frente e as vezes temos que ir no mercado. Para a lavagem, o que tudo indica é que a lavagem normal com sabão seja o suficiente.

No entanto, separamos algumas dicas de higienização que podem te ajudar:

Zona Suja

Cuidados que devemos ter ao lavar a roupa em tempos de pandemia

A primeira dica de higienização começa ao entrar em casa e apesar do nome, ela pode te ajudar a se manter mais limpinha. Separe um espaço próximo a porta de entrada de casa para deixar as roupas e calçados antes de avançar para os demais cômodos. Assim você restringe a circulação das sujeiras que estes podem conter. 

Frequência de Lavagem

Saindo da zona suja ou do corpo direto para a máquina! Aumente a frequência que você lava a roupa, em específico as roupas que vieram da rua. Nada de deixá-las descansando no cesto de roupa suja por uma semana!

Água e Ferro Quente

Segundo Deyan Dimitrov, bacteriologista e CEO da Laundryhe, é aconselhável lavar roupas em temperaturas mais altas de 60º à 90º. Isso porque as temperaturas ideais de sobrevivência de alguns vírus é a temperatura do corpo humano (37º).

Mas se for lavar com água quente, cuidado com as roupas coloridas!

Sua máquina não aquece a água? Sem problemas! Não esqueça de passá-las a ferro. A lógica é a mesma. Peças menos delicadas podem aguentar até a potência máxima do ferro. Mas se mantenha atenta aos materiais que for passar.

Acessórios

Para os acessórios, como bijuterias, bolsas e óculos, o ideal, segundo especialistas é que seja feita a higienização com álcool 70%.

E se você ou alguém que more contigo se infectar?

Nesses casos a recomendação é que as roupas, inclusive as de cama, da pessoa sejam lavadas separadamente.

Post com informações da Lav em casa e Estado de Minas Gerais